Para manter o foco…

Hoje fui no primeiro Mercado de Natal dessa temporada. Fui após escurecer, no primeiro fim de semana de sua abertura, e por isso estava um caos de tanta gente. Arthur berrava e queria fugir, até que encontramos um espaço mais vazio e com alguns pontos de interesse para ele: luzes, música, escada… Somente assim sua mente se acalmou e ele … Continuar lendo »

A história do Darwin

Foi um longo caminho para que o Darwin pudesse chegar até nós. E não estou falando da distância entre Alemanha e Portugal, de onde ele veio. Não! Estou falando da curiosa jornada em busca de um vira-lata nas terras germânicas. Diferentemente do Brasil, onde há mais cães em necessidade do que pessoas dispostas a adotar, na Alemanha não tem cachorro … Continuar lendo »

3 anos: Agora sou menino!

É primavera! Vovô e vovó vieram do Brasil pro aniversário do Tutuco. Fizemos picnic em família e festa com os amigos. No picnic teve sol e um gramado enorme para correr. Na festa teve decoração do Lightning McQueen e coxinha. Quer mais o que? Arthur aproveitou demais e estava sempre sorrindo, mesmo quando buscava um momento de paz atrás da … Continuar lendo »

Diagnóstico fechado!

Em fevereiro de 2018 nós começamos essa longa jornada. Nesse período de 1 ano e 1 mês, o Arthur passou por muitas avaliações de diferentes médicos e especialistas, que emitiram seus relatórios de análises clínicas. Então hoje – FINALMENTE – a equipe médica do SPZ sentiu-se segura para fechar o diagnóstico de Autismo infantil. Eu sei que isso é somente … Continuar lendo »

Pré-diagnóstico e terapia

O atual diagnóstico do meu filho, Arthur, é de “Transtorno Global do Desenvolvimento com características de Autismo”. Devido a sua pouca idade, ainda não está fechado um grau de autismo, que pelo manual médico DSM-5 seria leve, moderado ou severo; e pelo CID-10 seria Asperger, autismo atípico ou autismo clássico, respectivamente. Mas na realidade isso são apenas rótulos! O importante … Continuar lendo »

Aprendendo a aprender

Não sou formada em pedagogia, não tenho profundos conhecimentos nesse assunto, mas me interessei em pesquisar algumas coisas desde que meu filho iniciou no Jardim de Infância. Aqui deixo alguns links interessantes para a compreensão dos principais métodos pedagógicos, que possuem uma característica em comum: O respeito ao indivíduo – seu ritmo, liberdade e autonomia. Friedrich Froebel, o formador das … Continuar lendo »

Meu menino especial

Quando eu escrevi o texto Seu jeito de amar, eu ainda achava que o Arthur tinha apenas uma personalidade forte. Depois eu descobri que muitas mães na mesma situação também acham isso… Meu Tutuco veio pra nos ensinar que não podemos entender e controlar tudo. E também veio pra nos mostrar um novo jeito de olhar o mundo e viver … Continuar lendo »

Hamburgo sob olhar berlinense

Em minha primeira viagem pela Alemanha, meu olhar foi guiado por comparações com Berlim, que é a minha referência por aqui. Enquanto Berlim tem visivelmente 4 camadas de história (a época dos reis da Prússia, a época da guerra, a época do muro, e a atualidade), em Hamburgo a lembrança da guerra parece reservada à igreja memorial St. Nikolai. Afinal … Continuar lendo »

Festival internacional da cerveja em Berlim

Nesse primeiro fim de semana de agosto foi o 22o. Internationales Berliner Bierfestival, um evento que reuniu mais de 350 cervejarias de 90 países diferentes – incluindo a Alemanha, claro! Para chegar ao local do evento eu precisei atravessar a cidade de oeste a leste, através das linhas U2 e U5. Mas o percurso foi muito tranquilo (como sempre em … Continuar lendo »

1 ano com o DIU Mirena

ANTES DE MAIS NADA Para entender todo o meu processo de escolha e adaptação ao DIU Mirena, veja meus textos anteriores… 1 mês com o DIU Mirena 6 meses com o DIU Mirena APÓS 1 ANO E agora sim vamos falar de coisa boa: desde o sexto mês de uso do DIU Mirena, eu não tenho menstruado e nem sentido … Continuar lendo »