Nesse primeiro fim de semana de agosto foi o 22o. Internationales Berliner Bierfestival, um evento que reuniu mais de 350 cervejarias de 90 países diferentes – incluindo a Alemanha, claro!

Para chegar ao local do evento eu precisei atravessar a cidade de oeste a leste, através das linhas U2 e U5. Mas o percurso foi muito tranquilo (como sempre em Berlim!) e chegando lá 3 estações saiam literalmente dentro do festival – que tinha acesso gratuito e estava disposto ao longo de 2,2km da Karl-Marx Allee, em um parque linear que segue ao lado da rua. A circulação de carros estava interrompida, tornando ainda mais fácil e seguro caminhar pela região.

O dia estava MUITO quente e ensolarado (perfeito para uma cerveja!), então foi um alívio encontrar grandes árvores fazendo sombra na maior parte do festival. As barracas de bebida e comida estavam dispostas em duas linhas retas, formando um largo corredor central que facilitava a circulação das pessoas. E ao longo do caminho tinham muitas mesas abrigadas pelas árvores ou embaixo de gazebos. Também estavam dispostos alguns banheiros químicos, para aliviar o efeito diurético das cervejas.

Eu cheguei cedo (meio dia) então peguei o evento mais vazio, o que eu acho ideal para pessoas com bebês, toddlers ou crianças pequenas. Assim, pude andar com o carrinho e também deixar meu filho caminhar um pouco, sem me preocupar com a multidão. Além de não enfrentar fila para fazer meus pedidos, e sempre encontrar um bom lugar para sentar.

Dessa forma, eu pude apreciar 8 cervejas diferentes e uma deliciosa Bratwurst, além de passar uma excelente tarde de verão em família. ❤️

Gostei, recomendo e voltarei nos próximos anos! 😉

Mariana.